domingo, 18 de dezembro de 2016

Usar hastes flexiveis (cotonetes) faz mal?

     O uso inadequado do cotonete pode trazer complicações para a saúde auricular. Segundo o otorrinolaringologista Ronaldo Ognibene, o cerume (cera) é responsável pela proteção do ouvido de sujeiras, bactérias e outras partículas que seriam indesejáveis, causadoras de pequenos males à audição. Portanto, nem sempre retirá-lo é aconselhável.

    “Não precisa se preocupar, o cerume é expelido para a parte externa sozinho quando fazemos movimentos no maxilar. Limpamos o ouvido quando mastigamos ou falamos”, explica o especialista.

      Dr. Ognibene explica que quando acontecer casos de acúmulo excessivo de cerume na região externa da orelha a recomendação é retirar com algodão umedecido e com cuidado. Em outros casos, a limpeza manual deve ser evitada.

      “Se você sentir desconforto com o cerume na região interna do ouvido, procure ajuda especializada, sem usar as hastes flexíveis. O cotonete não deve ser utilizado, pois além de empurrar a cera para dentro do ouvido, podendo interferir na audição, ele pode perfurar o tímpano ao prejudicar a parede do canal auditivo”, completa.

Uso de cotonete pode prejudicar audição


Nenhum comentário:

Postar um comentário