quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Crianças - Incentivo para frutas.

        As vezes nos perguntamos aonde foi para aquele "bom de boca" que aceitava todos os tipos de comida, sem reclamar, não é mesmo? Chega uma época, normal em várias crianças, que passam a selecionar os tipos de alimentos que desejam, pois é, aí mora o perigo, se os pais caem em tentação, tornará mais difícil fazer com que eles re-aceitem, é ideal estar oferecendo sempre frutas, como uma das rotinas da casa, pois é nessa fase onde eles mais precisam.
        Aqui vou citar algumas dicas para facilitar essa rotina, vale para qualquer idade :D

**Espetinhos
Pique frutas e chame seu filho para escolher algumas delas e montar um irresistível espetinho. Essa é também uma ótima opção para ser servida nas festas infantis.

**Tudo em família
Mesmo que seu filho não esteja aceitando frutas, mantenha-as sempre por perto e ao alcance de todos. É possível que ele se sinta incentivado a provar algo, vendo pais e irmãos degustando também.

** Saladinha
Sim, a velha e boa salada de frutas é uma ótima opção. Pique frutas da estação e sirva com  iogurte natural  ou mel. (o bom leite condensado não vale,rs!)

**Liberdade para conhecer
Regras são chatas e não ajudam em nada a criança a conhecer melhor o alimento que ela irá comer. Sempre que oferecer uma fruta, deixe seu filho apertar, cheirar, lamber e, até mesmo, se sujar com ela. 

**Bolinhas coloridas
Use um boleador para fazer bolinhas de melancia, melão e mamão. Dica: sirva-as em casquinhas de sorvete para ficar ainda mais divertido!


Dentre as demais que sua imaginação permitir! Importante é fazer esse hábito o mais gostoso possível!
Resultado de imagem para crianças frutas todo dia

domingo, 11 de setembro de 2016

Qual o momento certo do desfralde?

      Sabemos que cada criança apresenta seu dado desenvolvimento, em algumas o desfralde se inicia aos 18 meses, já outras vão até os 3 aninhos ou talvez até o quarto ano.
    Aqui vão algumas dicas e orientações para este momento, lembrando sempre que deve ser um caminho "sem volta".

* Conversar muito
Nesse momento é importante passar uma orientação de forma lenta e gradual através de gestos repetidos, como levar a criança ao banheiro e jogar o que tiver no penico dentro do vaso junto com ela. Tudo deve ser ensinado didaticamente, para que ela adquira consciência do que está fazendo.
* Iniciando
Ao perceber os sinais, você deve iniciar o ensino gradual. Comece apresentando o banheiro, o vaso sanitário e mostrando ao seu filho qual o destino de tudo o que ele vai fazer no penico.
* Primeiros sinais
Anúncio
FECHAR
Quando chega a hora de abandonar a fralda, as crianças começam a dar alguns indícios. A partir do momento em que você perceber que ele obedece a comandos, compreende frases simples e imita a ação dos pais, significa que tem maturidade para iniciar o desfralde.
* E à noite?
O ideal é que você comece a tirar a fralda no período noturno só depois de ver que seu filho acordou vários dias com a fralda seca. Isso significa que ele já tem um maior controle enquanto está dormindo.
* Tudo a seu tempo
A principal dica é que você não tenha pressa e tente fazer tudo de forma lúdica para a criança. O pior erro é repreender ou brigar, porque dessa forma você pode prejudicar e atrasar o progresso, já que a criança pode se sentir reprimida de usar o penico outras vezes e até mesmo causar prisão de ventre.

Resultado de imagem para fraldas
foto tirada do google. Texto com ajuda do site pais e filhos.